Written by 22:41 Notícias, Salvador, SAÚDE

Saúde Mental: AASA/BA promove conferência livre para discutir impactos ao trabalhador

A Associação dos Agentes de Saúde da Bahia (AASA/BA) promove, nesta terça-feira (28), a Conferência Livre de Saúde Mental, com o tema “A Saúde Mental do Trabalhador e da Trabalhadora”. O evento será realizado no auditório da Escola de Saúde Pública da Bahia, em Salvador, e reunirá agentes de saúde, especialistas em Psicologia e lideranças da categoria para debater um dos temas mais sensíveis do ambiente de trabalho contemporâneo: a saúde mental no trabalho.

No ambiente de trabalho, a sobrecarga, o estresse e a falta de condições adequadas são fatores que impactam diretamente a saúde mental dos trabalhadores e trabalhadoras, especialmente daqueles que atuam na linha de frente do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa realidade pode levar a sérios comprometimentos como a síndrome de burnout, transtornos de ansiedade e depressão, refletindo tanto na vida pessoal quanto na qualidade do serviço prestado à população. Durante a Conferência, serão abordadas formas de prevenção e cuidado, destacando a importância de medidas institucionais e também de práticas individuais para promover o bem-estar.

De acordo com o presidente da AASA/BA, Ivando Antunes, o evento reafirma o compromisso da Associação em garantir o protagonismo dos agentes de saúde nos debates que envolvem o fortalecimento do SUS e a valorização da categoria. “Estamos promovendo essa Conferência Livre como parte do nosso papel de representar e dar voz aos agentes de saúde, que são fundamentais para o sistema público de saúde. Além disso, buscamos ampliar o diálogo sobre temas essenciais, como a saúde mental, que impacta diretamente a vida e o trabalho de todos nós”, destacou Ivando.

A expectativa é que o evento fortaleça a reflexão sobre a saúde mental dos trabalhadores da saúde, promovendo trocas de experiências e soluções que possam ser implementadas no dia a dia. A Conferência também marca a presença ativa da AASA/BA como uma entidade que vai além da defesa dos direitos da categoria, atuando como um canal para debates que qualificam o serviço público e promovem o bem-estar de seus profissionais. Agentes de saúde de todo o estado são convidados a participar e contribuir para um debate que visa transformar o ambiente de trabalho em um espaço mais saudável e acolhedor.